Oie!
Primeiramente gostaria de agradecer muito a visitinha de vocês todos os dias aqui no blog SCR! Tenho percebido o aumento diário das visitas. Obrigada galera!
Hoje, quero falar com vocês sobre o que percebi desde que comecei com o blog, a uns cinco anos atrás, e hoje. Como as marcas nacionais de maquiagem estão investindo em qualidade e tecnologia, e nos trazendo cada vez produtos mais incríveis!
No início dos anos 2000 até em média 2010 o comércio de maquiagem no Brasil era voltado para uma maquiagem mais suave. Algo muito sutil para o dia a dia. Algumas usavam maquiagem mesmo somente para eventos noturnos. E acredito que pra muito gente é assim ainda hoje. Dificilmente encontrávamos no cenário nacional marcas de maquiagem para o público profissional. Lembro-me muito de algumas marcas de maquiagem importada, da China, como P&W e outras do gênero, que a gente encontrava em lojinhas de bijouteria. Essas maquiagens tinham uma qualidade e preço comparável, visto que custavam em média menos de R$10,00 cada produto e deixavam a desejam quando o quesito era qualidade. Base, corretivo e pó; possuíam uma leve cobertura. Para conseguir um efeito mais pesado tínhamos que aplicar uma quantidade grande de produto. E por vezes o acabamento ficava artificial. Produtos para os olhos como lápis de olhos, delineador, mascara para cílios, eram mais aquele tipo de produto que a gente usa pra destacar a maquiagem, mas nada de especial, como encontramos hoje em dia. Os produtos tinham geralmente acabamento cintilante, esfarelavam mais, e possuíam pouca pigmentação e fixação. Não era comum usarmos primer. Lembro que eu via muitas pessoas usando sombra sem nenhum tipo de base de sombra por baixo. Além de que não tínhamos também muito conhecimento no uso de pinceis e esponjas, para um acabamento melhor da make.
(imagem da internet)
Quem vê o cenário nacional hoje em dia nem imagina. No inicio da minha adolescência não tinha conhecimento de marcas internacionais, que já na época possuíam uma gama bem maior de produtos. Lembro de comprar batons, que eram na maioria cintilantes, com um certo brilho metálico. Dificilmente encontrávamos produtos mais cremosos. Mate, nem existia. Sombra sem brilho também era muito difícil. A gente aplicava um hidratante na pele, base, corretivo, pó. Uma sombrinha, talvez. Lápis de olhos. Mascara para cílios. Um blush. E geralmente, gloss. No dia a dia eu particularmente não usava nada. Mas lembro de ver muitas meninas usando lápis de olhos, e só. Eu comprava muito produtos da Bitarra Beauty, Cigana, Marchetti e Toque de Natureza. E claro, Avon e Natura. Eram as marcas que eu mais via, além das importadas da China.
Mas isso tudo porque no Brasil não havia ainda um mercado grande de consumo de maquiagem. Hoje em dia sabemos do avanço do ramo. Produtos, que mesmo para uso na auto maquiagem, possuem hoje ótima qualidade. A chegada dos primers. Os batons com diferentes acabamentos. Produtos com e sem brilho, para um acabamento ideal da maquiagem. Contorno. Finalizadores.
(imagem da internet)
As primeiras marcas profissionais que comecei a conhecer foram Duda Molinos, Catharine Hill e marcas como Tracta e Elke. Eram mais difíceis de encontrar, um pouco mais caras também, mas que já começaram a investir mais em qualidade. Depois, conheci marcas como Vult, Yés, Dailus, Felicittá Looks. E assim por diante as blogueiras traziam mais para o público novidades e mais novidades no mundo da beleza! As marcas nos procuravam para apresentar os lançamentos, e também íamos atrás incansavelmente. No ano de 2009 conheci a Felicittá Looks que foi a primeira base que comecei a usar profissionalmente. É uma marca até hoje especial pra mim, pois a qualidade era muito boa comparando com o que encontrávamos no país. Depois, conheci a Dailus e a Yés, que a meu ver foram marcas que investiram muito em qualidade e tecnologia dos produtos.
Foi por volta de 2009 que as blogueiras trouxeram para o país mais sobre maquiagem e cosméticos. Foi também como conhecemos produtos importados como MAC e começamos a desejar e pedir por produtos de qualidade semelhante. E foi assim, com esse aumento da procura, que as marcas passaram a investir e colocar no mercado nacional produtos que encontramos hoje, como primers, bases com mais cobertura, produtos como delineador em gel, contorno, finalizadores. Sem contar, claro, o acabamento de todos os produtos que está cada vez melhor! E quando digo isso quero dizer uma cobertura melhor, sem pesar. Sombras cintilantes e mate com ótima pigmentação e fixação. Produtos que realmente entregam cor, e não só brilho. Alguns que tratam a pele enquanto maquiam.
Eu acho isso tudo muito maravilhoso. As marcas internacionais ainda nos encantam, claro. Mas as nacionais não estão mais deixando a desejar!
Me contem sobre como é a sua história com produtos nacionais de maquiagem. Qual o seu produto favorito.
Espero que gostem!
0 comentários:
Postar um comentário